Powered By Blogger

domingo, 27 de março de 2011

Igreja moderna: uma fábrica de robores cristãos.





É fácil hoje em dia vermos aberrações nos púlpitos evangélicos das mais diversas possíveis, que vão desde o costumeiro jargão pentecostal: ”pega fogo Jesus”, “manda fogo popai”, “é desse jeito Jeová”, “se eu não crer eu morro”, até o mais exacerbado “intelectualismo religioso” que na maioria das vezes cita palavras de cunho teológico por apenas achar que causarão um impacto em seus ouvintes que na maioria das vezes é composta por pessoas de idade um pouco avançada ou até mesmo pessoas que não possuem nenhum tato ou contato com os termos teológicos e menos ainda com a teologia*, ou, começam a atirar para todos os lados sem saberem em que direção está a atirar, lançando mão algumas vezes de grandes nomes da teologia e de grandes ciências para falarem mal e assim rechearem e “enriquecerem” suas homilias. Sem acentuar os erros doutrinários que comumente são passados como ensinamento bíblico.
Foi sendo espectador destas e outras coisas mais, que desenvolvi o tema do presente texto. Parafraseando uma frase de Ricardo Gondim em seu livro pensando fora da caixa na qual ele diz uma verdade bem latente em nossas igrejas evangélicas “a igreja doente de nossos dias é a imagem dos púlpitos sem vida, sem unção e sem graça”. Gondim tem razão quanto a isso, somos a plateia de uma tribuna desprovida e desgraçada de tudo (permita-se que eu faça uso do exagero).
Usando as palavras do amantíssimo ex-presidente da república senhor Luiz Inácio Lula da Silva “nunca na história desse país” se viu um povo mais crédulo em relação ao que não é para crer ou propagar.
Observo a igreja de nossos dias e penso nela como um robô, apenas um mecanismo de acionamento controlado por alguns comandos na maioria estrambólicos, e até exóticos, como algo totalmente mecanizado sem vida. Algo tão funcional que muitos cristãos desconhecem as riquezas que nos são conferidas em Cristo Jesus. Vivem a vida cristã de forma anêmica, apática e depressiva por acharem que devem cumprir uma extensa lista de regimentos internos ou que se obedece aos ensinos bíblicos por motivos de mera obediência, esquecendo de que o princípio maior fundamenta-se no amor a Deus.
Obediência sem amor não é obediência é formalismo, é rotina, é ser robô e não ser cristão.
Cristãos vivem como robôs diante de Deus, como máquinas que estão prestes a perderem sua funcionalidade, são atormentados constantemente pelo medo de perderem a salvação se neles não houverem peças encaixadas nos seus lugares. Certa vez estava em uma determinada igreja e ouvi o pastor falar que estava em tão grande tribulação que passou um mês praticamente sem orar, de sua boca não saia nada a não ser chorar e estava com medo de perder a salvação por isso. (não quero com isso dizer que não se deve orar, Deus me livre de deixar de orar!)
São cristãos assim que vivem e não usufrui de tudo aquilo que a graça de Deus nos concede, esquecem-se de que tudo que o homem recebe, o recebe por graça divina,seja essa graça comum,seja especial. A fonte é Deus. Esquecem-se de que a salvação não emana de minhas ações ou boas obras, e de que a vida não está no homem e sim em Jesus. Ele mesmo habita em nós, vive em nós, sendo a fonte de nossa vida e comunhão com Deus.
Ao olhar para a igreja de hoje, não vejo mais uma comunidade de santos e sim o produto da falta de amor e cuidado por parte de alguns líderes que se interessam mais pelo que suas ovelhas podem dar, do que de doarem para elas. De fato, tudo se modernizou a tal ponto que a igreja se tornou, fria e morta, insensível aos problemas da sociedade que a rodeia. Insensível a voz de Cristo que está a bater na porta do seu coração. Insensível a seu próprio chamado para ser cristão. Podemos acrescentar aqui as palavras de Jesus as multidões de sua época “Hipócritas! Sabeis distinguir os aspectos do céu e da terra; como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente? Lucas 12:56 (grifo próprio). Facilmente discernimos a proximidade da vinda de Cristo e não discernimos que estamos longe do real evangelho de Cristo, que é totalmente contrário ao que se prega hoje com o título de evangelho. Um evangelho que anuncia tudo menos que Cristo é a salvação para o homem.
Tudo isso porque a igreja de hoje não produz cristãos e sim robores!




* Não tenho nada contra os irmãos(as) pentecostais ou que cursam teologia, pelo contrário amo os irmãos pentecostais e tenho por prazeroso o estudar teologia, fiz essas citações apenas para poder mostrar o que costumamos ver em nossos púlpitos.

4 comentários:

  1. Gostei da análise...
    Eu digo que as igrejas formam CARICATURAS DE CRENTES, baseadas em referências irreais, não bíblicas.
    Caricaturas que falam um dialeto...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A paz do senhor irmão chagas. viver sem a presença de Deus não tem sentido. viver sem santidade não tem sentido. viver sem ir na igreja não tem sentido. esta na igreja e ser um robô não tem sentido. A minha oração é que Deus possa avivar a sua igreja. e tirar o mecanismo Robotico do nosso meio. e produzir nos nossos coração vida no espirito. que o senhor jesus meu irmão ilumine a sua mente e te abençoe mais e mais. com os seus textos de benção e verdade. Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.habacuque 3.2

    ResponderExcluir