Powered By Blogger

sábado, 12 de março de 2011

A pergunta que não quer calar: Aonde está Deus?







Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória, por amor de vossa misericórdia e fidelidade.
Por que diriam as nações pagãs: Onde está o Deus deles?
Nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz. Sl 115.1-3



Sem sombra de dúvidas a tragédia ocorrida recentemente no Japão juntamente com suas terríveis consequências são coisas que ficarão para sempre na memória da presente geração bem como de diversas gerações que tomarão conhecimento da história da humanidade.É difícil esquecer, imagens de estruturas grandiosas e construídas, amparadas por tecnologias de ponta contra terremotos, em questão de instantes virem ao chão.Alarmes contra tsunamis serem tocados, mais mesmo assim, vermos pessoas presas a iminente força da natureza que em instantes lhes atingirá sem terem a menor força contra tal força, se não de alguma forma procurarem um lugar alto que possam se refugiar e assim escapar da realidade que abruptamente está a lhes rodear.Sem mencionarmos outra possível e terrível consequência, a de uma tragédia nuclear. A tudo isso somemos a falta de água  potável, alimentos, remédios e socorro insuficiente para tantas vítimas.
Costumeiramente diante de uma catástrofe como essa e muitas outras pelas quais a humanidade já passou e está sujeita a sofrer, com certeza surge na mente humana a pergunta: Aonde está Deus?
Por que Deus não evita tais coisas?
Sempre pintamos Deus na imensa tela de nossa imaginação como um ser que está pronto para fazer todas as coisas segundo nossos desejos, vontades e pensamentos, fazendo vistas grossas para as atitudes mais infames e imorais praticadas pelo homem.
Esquecemos de que  somos cegos espirituais e de que temos dificuldades para ver a Deus de forma correta. Enxergamos a Deus através da lente de uma natureza corrompida pelo pecado e ao fazermos essa observação somos confrontados com dúvidas e anseios intermitentes que flagelam a razão de qualquer homem, que se aventure a meditar nestas coisas.No entanto somos convidados a observar a resposta do salmista, quando indagado por tal pergunta: Aonde está o Deus deles?
A resposta para tal questionamento nos será instantânea ao reconhecermos a soberania de Deus.
Não haverá dúvidas, questionamentos, mas o vislumbre da imagem real do relacionamento do divino com o humano.O reconhecimento por parte deste da sua real condição moral de pecador, de que como um bebê necessita do leite materno para crescer saudável e sobreviver, assim o homem é totalmente dependente de Deus e que tudo o que tem ou recebe seja chuva ou sol, verão ou inverno, o recebe por graça de Deus.
Portanto o olhar do homem para o céu, para o trono de Deus, não lhe trará frustrações, desilusões ou medo.Trará sim, o conforto de saber que Deus, não nos usa como marionetes nas mãos destras de um ventrículo que dando asas a sua imaginação o dirige.
Deus está no controle e todas as coisas faz conforme o conselho da sua vontade.
Deus sempre está a cuidar de sua criação e em especial da criação que carrega a sua imago Dei, o homem, e de que tudo faz para convecê-lo de sua pecaminosidade e atraí-lo para si.
Mostrando sua graça e amor incalculáveis reveladas em Cristo Jesus nosso Senhor, que é poderoso para nos socorrer.
Não quero com esta postagem fazer de Deus um carrasco, ou de que esta além do alcance humano,não.
Creio que Deus é tanto imanente quanto transcendente.Por mais que pareça distante está sempre perto se revelando ao homem.
E bem mais do que o ser humano possa pensar.Ele pensa nossas dores e sara nossas enfermidades.
   

Um comentário:

  1. verdade verdadeira chagas Deus não é cupado de nada como voçe falou. as vezes pintamos Deus em nossa mente de maneira errada. e desconhecemos as verdade verdadeira de um verdadeiro Deus. graça e paz que a bencão de Deus esteja sobre voce.

    ResponderExcluir